Saturday, May 19, 2007

Comentário ao potencial educativo das apresentações electrónicas

Comentário ao artigo de Edward Tufte:

PowerPoint Is Evil

O PowerPoint pode ser utilizado como um valioso instrumento de apresentação, permitindo expor o nosso trabalho com uma clareza e com uma imagem irrepreensíveis, tais características tornam-se importantes nos dias de hoje uma vez que se valoriza tanto a beleza e o perfeccionismo. No entanto não nos podemos deixar cair no ridículo de apresentar um trabalho impecável do ponto de vista estético, mas sem grande interesse em termos de conteúdo. Como Tufte diz, não nos devemos esquecer de que o fundamental é o teor, principalmente quando nos referimos ao ensino, tarefa tão delicada…
O professor não pode permitir que na sua procura em esboçar as suas ideias, acabe por privilegiar o formato em detrimento do conteúdo, acabando por prejudicar os seus alunos, degradando a qualidade e a credibilidade das suas ideias.
O uso do PowerPoint deve ser limitado a um auxiliar na apresentação, tendo em conta que
quando a informação é “empilhada” num curto espaço de tempo, tornasse difícil de compreender o contexto e de estabelecer-se uma relação entre os conceitos. Deve ter-se a noção de que a audiência deve ser sempre respeitada, e de que esta será cativada estando sempre atenta desde que o conteúdo seja realmente do seu interesse e bem apresentado, pois uma audiência aborrecida deve-se a uma falha no teor e não a uma falha na decoração, como o diz o autor do artigo.
Não concordo com o uso do PowerPoint pelos alunos uma vez que este sugere uma exposição por tópicos, e eu considero que os alunos devem ser cada vez mais estimulados para uma escrita de qualidade, facto que se verifica cada vez menos entre os nossos jovens.
Finalmente, ganhemos consciência de que a regra mais importante do discurso é respeitar a audiência!

1 comment:

sonia_martins said...

Ui, deves pensar que sabes muito de novas tecnologias! LOLOLOL :P